segunda-feira, 3 de junho de 2019


O complexo do meu EGO

Quanto mais compreendermos, maior será a luta contra o nosso EGO!

A constante luta contra o ego é algo extremamente difícil (isso já é também seu ego tornando mais difícil sua luta, pois pensar assim já deixa o ego em vantagem)

OS instrumentos do EGO são:

Vitimismo
Ser dono da razão
Preconceito
Falta de Paciência 
Incapacidade de compreensão (aqui digo saber que está de fato agindo de forma incoerente e continuar)
Ódio
Maldade
Julgamento



Vitimismo: Me caio nessa tentação e necessidade de ser vitima de tudo, dando a mim o direito de culpar pessoas e situações onde meu descontrole e o ego mostra que é mais fácil culpar do que entender de fato onde devo mudar!


Ser dono da razão: Essa é para mim uma das piores batalhas internas.
Como diferenciar razão de ter razão?
Mesmo que dizer tudo que pensa seja sensato, devemos trabalhar o discernimento, mostrar a razão das coisas está longe de ser a razão, então, esta tarefa em meu caso é sem duvida a mais difícil de todas.
Pensar é algo incrível, porém transformar o pensamento em material útil ao coletivo é complexo!


Preconceito: Luto contra o preconceito todos os dias e fatalmente ainda sou um poço de preconceito.
Entender o preconceito é bem complexo, pois um simples olhar desconfiado é uma forma de preconceito, julgar é preconceito, ter opiniões sem base é a maior forma de preconceito, é isso que move o preconceito e isso ainda vive em mim.

A falta de paciência é algo muito predominante em mim, não compreender que alguém não está no mesmo tempo que você torna a falta de paciência um grande problema, trazendo um estresse que pode até me levar a morte!
O trânsito de São Paulo é uma das coisas que mais me motiva a perder a paciência.
Transmitir meus pensamentos é outra coisa que me transforma e o grande lance está em: Será que a pessoa é burra ou sou eu que sou burro e não sei explicar?
É forte chamar alguém de burro ou se chamar de burro, a grande sacada é como entender o que quero passar para que quem receba consiga compreender?
E na maioria dos casos eu mesmo não entendo o que quero transmitir, com isso, se torna complicando o dialogo e nenhum pouco prazeroso!

Ódio: Tristemente eu digo. Ainda sinto muito ódio que é resultado da minha falta de paciência, intolerância e compreensão!
Tenho feito um exercício que está ajudando bastante.
Até onde minha tolerância com situações e pessoas fazem o julgamento por falta de afinidade?
O ódio te impede de coisas simples e significativas, como receber um sorriso e retribuir.
Vamos em frente, mas pode ser que esse não seja o meu maior problema, mas, junto com todos os outros se torna algo incontrolável!

Maldade: mesmo que não faça maldade, mesmo que a controle, pensar coisas más é beber do próprio veneno.
Ainda me pego pensando coisas horrendas das pessoas, ainda vejo cenas acontecendo em minha cabeça e que me tornam paranoico.
Controlar sua maldade pode ser a chave para derrubar uma série de mecanismos do EGO, esse pode ser o caminho!


Julgamento: tolamente ainda caio nessa armadilha, por mais que não tente julgar, por mais que faça grandes esforços pela imparcialidade, julgar ainda é parte de meu cotidiano!
Eu me julgo, julgo pessoas, acontecimentos e faço a cortina de fumaça que me priva da verdade, mesmo que essa tenha várias versões, quando julgo algo crio minha própria versão das coisas e perco a oportunidade de ser melhor para mim e o coletivo!

Acho que o EGO não esta vencendo essa batalha (será que não é ele falando), acho que o EGO toma meu tempo, rouba meu conhecimento e não me deixa despertar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário